Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sete Estrelo

Um diário de navegação, à deriva

Sete Estrelo

Geração Y

21.06.20 | Silêncios

 

Festas covid-19", organizadas para imunizar participantes ...

“Aos nossos avós pediram-lhes para irem para a guerra, a nós pedem-nos para ficar no sofá”

 

Os nossos avós, muito mais. Os nossos pais, ainda... foram e são pessoas que viveram as suas vidas sem  muito, ou quase tudo, do que nós e os nossos filhos temos o privilégio de poder usufruir.

Mesmo assim, eram/são felizes a seu modo. Trabalhavam muito! Mais, do que nós. Com condições mais exigentes e menos privilégios sociais. Mas não deixavam de se divertir! Ter amigos e passar bons momentos em família e de camaradagem.

Hoje talvez se desprezem e gozem os piqueniques no campo, que pressupunham a geleira e o garrafão. As manhãs de praia, que significavam almoçar na mata e dormir uma bela sesta depois. Enquanto os miúdos se divertiam a descobrir insectos, ou a perseguir lagartixas. Se entretinham a jogar à bola, ao berlinde ou ao pião. Saltava-se à corda, jogava-se ao rigue e ao lenço. Ao... Peço a Palavra e à Linda Falua.  

Os gaiatos sabiam fazer um Avião de Papel e um Quantos Queres? Nas noites e tardes de Verão, andava-se de carrinhos de rolamentos, de Skate mais tarde, enquanto as miúdas dançavam nos seus, Hula hoop. E todos sabiam de onde vinham os ovos e as alfaces.

Hoje... prescinde-se do genuíno para abraçar o plástico. Necessitam-se likesretweetsshares. Urge partilhar, ao segundo, o que comeste hoje. Onde, a que horas e com quem estiveste. Não podem perder as hashtags que se usam. Coisas que estão na berra e quantos, Gosto, recebeste num post! Nunca há botão para discordar, (nem mandar-te à fava). Afinal, a quem realmente importa, estar por dentro dessas coisas?

Divertidamente e de "celular" em punho, divulgam o último assassínio, estrupo, acidente de viação. Sem se incomodarem com as cenas, que comentam com "hieroglifos" e emojis. Hoje... não vale a pena aprofundar os temas, perder tempo a estudar, porque está no Google. Não aprendem línguas, senão, para que serviam as legendas?

Não obstante, têm opinião sobre tudo! Razão sobre o resto, porque são sábios(as)... formados pelo FacebookInstagram e afins.

Hoje está lá tudo o que precisam saber. Comunica-se e marcam-se Covid Partys. Um leva as colunas. Outros, o álcool e o resto... vem por acréscimo. Com proteção, ou não, depende. Nem sequer se respeita o outro, como  individuo. As repercussões de um acto irreflectido. Desrespeita-se a família, o estado e escarnece-se a religião. Porque os Deuses, na Terra, sois vos!

Onde se está a falhar ao criar e educar gente tão oca? Sacos de vento, sem préstimo, nem sentimentos genuínos. Para eles tudo é descartável.

Numa visão futura muito assustadora, serão muitos destes que vão "governar" o mundo! Porque nos admiram TrumpBolsonaro, quando a ignorância e a cretinice, compensa? 

 

 

5 comentários

Comentar post